Consultório em São Bernardo do Campo - SP  - Atendimento para adolescentes, adultos e casais.

           Fone  11 99811-4014  


 

Afinal, por que adoecemos?

As pessoas adoecem porque têm necessidade de adoecer,  mesmo que inconsciente e por mais difícil que seja aceitar esse fato.

Por que haveria a necessidade do adoecer?

Muitas vezes essa necessidade tem como fator desencadeante a incapacidade de expressarmos nossas emoções, a necessidade de atenção, o estresse, o desejo de autopunição ou mesmo a fuga de determina situação. Quando ficamos doentes pensamos em nos curarmos rapidamente e nem sequer pensamos nos motivos que nos levaram a tal doença, por isso é muito importante entendermos  as motivações que nos fazem adoecer.

Nossas  emoções influem decisivamente na nossa saúde física. O que pensamos, os sentimentos que alimentamos influem diretamente no surgimento das doenças. Sendo assim não vale a pena nos alimentarmos de rancor, de ódio, de vingança. Guardar mágoas, sentir  inveja ou ciúme só serve para destruir ou danificar as células, comprometendo nosso equilíbrio orgânico.

A melhor maneira para termos uma boa saúde é alimentarmos  pensamentos saudáveis, alegrarmo-nos com o dinamismo da vida e sempre trabalharmos  incessantemente pelo nosso crescimento. 


Ansiedade e Estresse

A ansiedade é positiva e normal até um certo grau, quando permite nos  prepararmos e ultrapassarmos alguma situação difícil. Psicologicamente é um estado subjetivo de apreensão, nervosismo ou medo. A ansiedade toma-se um sintoma quando começa a inibir o pensamento e a perturbar as atividades normais do dia-a-dia. A origem desse desconforto nem sempre é identificada ou reconhecida, o que pode piorar a angústia que a pessoa sente.                                                                                                                                                 

O estresse é uma resposta do organismo a determinados estímulos físicos e emocionais. Até certo ponto ele é útil pois torna nosso organismo mais atento e pronto para reagir aos desafios da vida. O estresse pode ser causado por qualquer situação ou sensação que o faz  sentir-se frustrado, irritado ou ansioso. Mas vale ressaltar, o que é estressante para uma pessoa pode não o ser para outra.                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Quer saber mais, clique e entre em contato comigo ou ligue 11 99811-4014

Depressão

A depressão é um distúrbio afetivo, um transtorno de humor, uma doença.                                                                                                              

A depressão muitas vezes é genética. A causa pode estar nos genes em comportamento adquirido ou ambos. Independente dos genes, um evento estressante ou trágico pode provocar o princípio de um episódio depressivo.

Além de prejudicar o dia a dia e de causar  isolamento, a depressão pode causar a perda de apetite, a dificuldade para realizar tarefas cotidianas, sentimentos de impotência e culpa, fadiga e falta de motivação, dificuldade de concentração e  em casos mais graves pensamentos e tentativas de suicídio.                                                                                                                         

Crianças deprimidas muitas vezes não apresentam os sintomas clássicos que se manifestam na depressão em adultos. Preste atenção especialmente em mudanças no desempenho escolar, nos hábitos de sono e no comportamento. 

Ao sentir algum desses sintomas por mais de duas semanas, procure um médico. Ao contrário da tristeza que logo passa, a depressão só passa se for bem tratada, com medicamentos e psicoterapia.  Outras técnicas auxiliares em conjunto como exercícios físicos, acupuntura e boa alimentação complementam o tratamento. Quando não se faz o tratamento correto, pode-se perder anos saudáveis da vida.

Quer saber mais, clique e entre em contato comigo ou ligue 11 99811-4014